7º Rally Minas Brasil larga com etapa desafiadora em Araxá
Primeiro dia de prova testa pilotos e navegadores
com especial que mesclou trechos velozes e técnicos.
Domínio de Mario Marcondes e Artêmio Pauluci nos carros – Foto: DFotos
O 7º Rally Minas Brasil começou para valer nesta quinta-feira (15), com um dia de completo desafio off-road. Após o prólogo da véspera, que definiu a ordem de largada para a primeira das três etapas, pilotos e navegadores enfrentaram uma especial de 180 km nos arredores de Araxá, que trouxe um pouco de tudo: trechos bastante velozes, que permitiram explorar ao máximo a força dos equipamentos; setores sinuosos, com terreno escorregadio e traiçoeiro; e alguns pontos de trial, nos quais toda a técnica foi exigida para superar o piso desgastado e acidentado. Tudo isso cercado por belas paisagens.
Não que os competidores tenham tido chance de apreciar o cenário. Foi necessário manter foco total na pilotagem e na navegação para evitar erros. Nas motos, Gabriel Soares, o Tomate (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha), levou a melhor e largou na frente no 7º Rally Minas Brasil. Ele superou o argentino Martin Duplessis (Honda CRF 450RX / Honda Racing) por 2min30. A terceira posição ficou com outro Gabriel, o Bruning (Yamaha WR 450F / IMS Yamaha), o melhor entre os inscritos na categoria Moto 2.
“Feliz pelo resultado, pilotei bem e a prova foi muito boa, com vários trechos de navegação, outros que lembravam o Enduro, além de partes de trial também. A organização está de parabéns. Foi só o primeiro dia; no segundo, vou abrir a prova e, pelo que vi na planilha, será uma etapa bastante rápida. Será muito importante navegar bem”, destacou Tomate.
Entre os UTVs, Rodrigo Varela e Matheus Mazzei (Can-Am Maverick R / Monster Energy Varela) atacaram forte e venceram a etapa com uma diferença pouco comum em uma modalidade tão equilibrada. Eles completaram o dia 2min25 à frente dos companheiros de equipe Bruno Varela / Ari Fiúza. Vencedores do Minas Brasil em 2024 e atuais campeões brasileiros, Deni do Nascimento e Gunnar Dums (Can-Am Maverick R / Bompack Racing) também começaram bem e aparecem na quinta posição. “O dia foi muito bom, uma especial prazerosa de pilotar. O Mazzei foi perfeito na navegação e o UTV se comportou bem. Deu tudo certo”, resumiu Rodrigo.
Nos carros, a quinta-feira foi de Mario Marcondes e Artêmio Pauluci (Ford Ranger V8 / Braço Curto Motorsport), que deixaram para trás a dupla mineira formada por Luiz Nacif e Erick Silveira (Ford Ranger V8 / EXR Rally Team). “Minha primeira participação na prova e começou bem. Encontramos de tudo: pedras, chão batido, cascalho solto, areia fofa, cerca de 200 mata-burros; a região é muito bonita. Viemos com o objetivo de testar o carro para as próximas competições e ganhar experiência”, explicou o navegador Pauluci.
Nesta sexta-feira (16), penúltimo dia do 7º Rally Minas Brasil, o percurso total será de 229 km, dos quais 168 serão cronometrados, na especial Pratinha. Mais uma vez, os competidores podem esperar por caminhos bastante variados e exigentes. O parque de apoio da prova está montado no Grande Hotel Termas de Araxá.
Gabriel Soares, o Tomate, foi o mais rápido da primeira etapa nas Motos – Foto: Doni Castilho / DFotos
7º Rally Minas Brasil
Brasileiro de Rally Raid CBA (terceira prova) e CBM (segunda prova)
Primeira etapa / Classificação geral
Moto
1º – #4 Gabriel Soares, Yamaha WR 450F, IMS Yamaha, (1)MT1, 2h24min11
2º – #3 Martin Duplessis, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (2)MT1, 2h26min41
3º – #5 Gabriel Bruning, Yamaha WR 450F, IMS Yamaha, (1)MT2, 2h26min58
4º – #11 Bruno Crivilin, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (1)MT2, 2h28min09
5º – #7 Tiago Wernersbach, Honda CRF 450RX, Honda Racing, (1)MT3, 2h31min08
UTV
1º – #102 Rodrigo Varela / Matheus Mazzei, Can-Am Maverick R, Monster Energy Varela, (1)UTU, 2h15min52
2º – #103 Bruno Varela / Ari Fiúza, Can-Am Maverick R, Monster Energy Varela, (2)UTU, 2h18min18
3º – #119 André Hort / Marcelo Ritter, Can-Am Maverick R, Hps Racing, (3)UTU, 2h21min36
4º – #111 Thiago Fraga / Felipe Eckel, Can-Am Maverick R, Dango Racing, (4)UTU, 2h22min07
5º – #101 Deni do Nascimento/ Gunnar Dums, Can-Am Maverick R, Bompack Racing, (5)UTU, 2h22min42
Carro
1º – #360 Mario Marcondes / Artêmio Pauluci, Ford Ranger V8, Braço Curto Motorsport, (1)UBR, 2h37min20
2º – #318 Luiz Nacif / Érick Silveira, Ford Ranger V8, EXR Rally Team, (1)T11, 2h39min35
Rodrigo Varela e Matheus Mazzei andaram forte para vencer nos UTVs – Foto: Doni Castilho / DFotos
Programação
16 de maio
8h – Largada Especial
19h – Atendimento a competidores (CBA e CBM)
17 de maio
8h – Largada Especial
17h – Cerimônia de Premiação
Competidores encararam uma especial variada e exigente – Marcos Leite / DFotos